Como Reduzir a Taxa de Rejeição?

Criamos o Site de sua Empresa por Apenas R$30 por mês

taxa de rejeição

Todo site ou blog tem uma taxa de rejeição, que pode ser maior ou menor dependendo de diversos fatores como o tipo e qualidade do conteúdo, layout do site, tempo de carregamento do site no servidor, entre outras coisas.

O fato é que as pessoas de hoje em dia não tem muito tempo disponível (ou pelo menos elas pensam que não tem, maldita tecnologia), e por isso não gostam de perder seu precioso tempo com coisas que possam ser frustrantes, como acessar uma página que não ofereça o conteúdo da forma que ele espera. Nestes casos a taxa de rejeição pode ser extremamente alta.

Mas o que é a Taxa de Rejeição

Taxa de Rejeição refere-se a porcentagem de pessoas que acessam uma determinada página e sem perder tempo acabam voltando a página anterior em que estavam, o que indica que por algum motivo a pessoa não quis acessar as demais páginas em seu site e decidiu fazer outra coisa.

Isso é ruim porque na maioria dos casos a pessoa saiu da página porque não gostou de algo, indicando que a página ou mesmo o site como um todo não está correspondendo as expectativas dos visitantes, o que atrapalha na retenção de visitantes e também em relação aos buscadores que tendem a penalizar as páginas com alta taxa de rejeição em diversos níveis.

A porcentagem máxima ideal de rejeição vai depender muito de nicho para nicho. Um site que ofereça conteúdo detalhado sobre culinária por exemplo, poderia ter uma taxa de rejeição muito baixa, já que as pessoas acabam perdendo muito tempo lendo as receitas.

Eu diria que na maioria dos casos uma taxa de rejeição abaixo de 60% seria o ideal, no entanto ela também poderá chegar a mais de 80% dependendo do caso.

Como descobrir a taxa de rejeição de seu site

A melhor forma de descobrir como anda a taxa de rejeição em seu site é com a ajuda do serviço gratuito de estatística Google Analytics, que pode ser implantado em qualquer site.

taxa de rejeição e estatisticas

A taxa de rejeição e o Buscador do Google

O buscador do Google utiliza um algoritmo de indexação muito eficiente, que consegue identificar por meio de diferentes critérios se uma determinada página oferece a qualidade que as pessoas procuram quando utilizam seu buscador para encontrar coisas na Internet.

Criar Site Grátis no Webnode

Se uma determinada página não passar no teste de qualidade, pode ser que a página em questão seja rebaixada ou mesmo banida dos resultados das buscas.

Um destes critérios de qualidade é a taxa de rejeição, que quanto maior for, maiores são as chances de uma determinada página ser penalizada de alguma forma nos resultados das buscas.

Para o Google, quando uma pessoa realiza uma busca por uma palavra-chave para encontrar algo em seu buscador e acaba rejeitando uma das páginas, ou seja, retorna para o buscador para encontrar outra página de outro site que ofereça conteúdo semelhante, ele entende que pode haver algum problema com a página em questão.

Se a página continuar sendo rejeitada por outros internautas para a mesma palavra-chave, ele pode entender que a página em questão não oferece a qualidade que as pessoas almejam, podendo rebaixar ou até mesmo excluir dos resultados das buscas (não quer dizer que todo o site será excluído das buscas).

Portanto, quanto menor for a taxa de rejeição das páginas de um site, melhores são as chances delas conseguirem subir nos resultados das buscas e assim aumentar exponencialmente as visitas.

Como reduzir a taxa de rejeição

Existem diversas coisas que você pode trabalhar em seu site a fim de diminuir a taxa de rejeição de suas paginas e assim melhorar o tempo de permanência de seus visitantes e gradualmente aumentar as visitas.

A seguir vou passar alguma dicas que eu mesmo utilizo para melhorar meus sites e blogs.

Detecte problemas em suas páginas
Através do Google Analytics você poderá encontrar quais páginas estão com a taxa de rejeição maior em seu site. Acesse cada uma delas e verifique se não existe algo de errado na página ou que poderia ser melhorado, como um problema de carregamento, erro no código, propagandas em excesso ou qualquer outra coisa que deixe o visitante irritado.

Qualidade do conteúdo
Quanto mais interessante e completo for o conteúdo, maiores são as chances dos visitantes se interessarem pelo seu conteúdo e ler mais de seu material. Portanto ao preparar um conteúdo, coloque o máximo de esforço para criar o melhor material para seus visitantes.

Ofereça opções de leitura
Depois que um visitante entra em sua página ele pode acabar ficando sem opção para ler mais de seu conteúdo, portanto é importante criar links dentro do conteúdo para páginas com conteúdo semelhante.

Também poderá criar links para páginas com conteúdo que possam ser interessantes para a maioria das pessoas no menu de navegação.

Adquira um Servidor de Hospedagem Estável
Se quando o seu leitor tentar acessar suas páginas, ele for recebido com uma mensagem de erro, carregamento lento ou página inacessível, certamente ele retornará para a página anterior, aumentando sua taxa de rejeição.

Portanto, procure adquirir um servidor de hospedagem de qualidade que garantirá que seu site esteja sempre disponível para seus visitantes.

Evite Propaganda em excesso
Se a página for poluída com propagandas em excesso, certamente a taxa de rejeição será alta, já que as pessoas não gostam muito de serem atrapalhadas enquanto estão digerindo seu conteúdo.

O mesmo é válido se o seu site exibe alguma daquelas janelas flutuantes que exibem algum tipo de informação ou captura de emails. Tente não exagerar nestas coisas.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *