Como Trabalhar com Marcadores no Blogger

Criar Site Grátis no Webnode

como criar marcadores no blogger

O Blogger oferece uma forma bem simples de catalogar os posts de blogs criados dentro da plataforma através do que eles chamam de marcadores, que traduzindo para o bom Português seria algo como “Categorias”.
Portanto, os marcadores servem como uma forma de dividir o conteúdo e assim facilitar a leitura por parte dos visitantes, que poderão clicar no marcador específico e assim ler mais conteúdo semelhante ao que ele está lendo.

Quais Marcadores adicionar ao Blogger?

O ideal é que você crie apenas alguns marcadores que sirvam como categorias em seu blog. Aqui neste blog, por exemplo, eu poderia criar os seguintes marcadores “Otimização de Sites”, “Criar Sites Grátis”, “Dicas de Marketing”, entre outros.

Assim, sempre que um artigo que esteja escrevendo se encaixe em um deles, você poderia adicionar o marcador específico ao post, criando uma organização e facilitando a leitura por parte dos visitantes.

Como Adicionar Marcadores no Blogger?

No Blogger é possível adicionar marcadores em seus posts de duas formas como veremos a seguir:

Uma delas é através do próprio editor de posts do Blogger, que pode ser feito enquanto você estiver escrevendo o seu material. Para fazer isso clique em Marcadores no menu que aparece do lado direito e adicione cada um dos marcadores separados por uma vírgula.

marcadores no blogger

A outra opção é pela área geral de posts em seu blog. Selecione o post que deseja adicionar o(s) marcador(es) e clique no ícone que representa os marcadores e em seguida em Novo Marcador.

Uma pequena janela surgirá na tela. Digite então o marcador desejado e salve.

Criar Site Grátis no Webnode

adicionar marcadores no blogger

Como adicionar o Gadget de marcadores em seu blog

Geralmente os marcadores aparecem no final de cada um dos respectivos posts, mas também podem aparecer na página inicial ou em outros lugares. A posição em que o marcador será exibido na tela vai depender de como o template foi programado.

Na maioria dos casos isso já é o suficiente, mas se você quiser, também pode adicionar um gadget de marcadores clicando na aba Layout e em Adicionar um Gadget no local em que deseja que ele apareça.

Na lista que aparece clique no botão + que aparece ao lado de Marcadores e na janela seguinte escolha a forma que deseja que os marcadores sejam exibidos.

adicionar gadget de marcador no blog

Agora é só salvar a alteração para que os marcadores sejam exibidos no menu de navegação ou no rodapé do seu template.

Os Marcadores e o SEO

Os marcadores ou tags como são chamadas em blogs WordPress ajudam a melhorar o SEO do blog, pois eles ajudam o indexador do Google a entender quais são as principais páginas dentro do contexto de seu blog. No entanto o impacto dos marcadores é muito pequeno em comparação a outros critérios de otimização como os títulos, subtítulos H2 ou os links internos, por exemplo.

Mas já que ele ajuda um pouco, o ideal é que você procure adicionar palavras-chave que sejam populares aos seus posts e assim melhorar mesmo que levemente o seu posicionamento.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *