Como escolher um bom Domínio para o seu Blog com o Google Trends

dominio bom

Quando estamos iniciando um blog ou um site, perdemos muito tempo pensando em qual seria o melhor domínio, pois é ele que as pessoas irão precisar digitar para ter acesso ao seu blog, portanto esta é uma escolha muito difícil e faz parte das técnicas de SEO que todo bom blogueiro deve aprender.

A não ser que você tenha uma empresa e queira utilizar o nome dela no domínio, eu particularmente recomendo que o domínio contenha duas ou mais palavras-chave populares referente ao nicho que pretende abordar, como é o caso dos meus dois blogs www.CriarSites.com e do www.CriarBlog.com

Eu digo isso porque quando criamos um blog com um domínio assim, tendemos a nos referir a eles dentro de artigos ou mesmo no template com as mesmas palavras-chave utilizadas no domínio. Eu por exemplo sempre escrevo “Criar Sites” ou “Criar Blog” quando me refiro a eles e até crio links com as estas palavras dentro dos meus artigos.

Também devemos levar em consideração que se outro blogueiro for apontar um link para nossos blogs, as chances deles utilizarem as mesmas palavras-chave são muito grandes, o que pode melhorar ainda mais o posicionamento, já que os links apontados de outros blogs são considerados votos de credibilidade pelo Google e outros buscadores.

Desta forma estas palavras-chave começam a se destacar dentro de todo o contexto, o que acaba melhorando sensivelmente o posicionamento das páginas nos buscadores como o Google.

Como descobrir as melhores palavras-chave

Para que você tenham melhores resultados nos mecanismos de busca com seu blog, é essencial que você procure utilizar palavras-chave populares, ou seja, aquelas palavras que as pessoas utilizam mais na hora de encontrar o tipo de conteúdo que você oferece em seu blog.

Estas palavras devem aparecer em diversos locais, como é o caso da URL, títulos H1, H2 e H3, conteúdos e links, entre outros.

GoogleTrendsLogo

Uma excelente forma de descobrir palavras-chave mais populares é utilizando o Google Trends, que é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google, que arquiva e permite comparar as pesquisas realizadas pelas pessoas em seu buscador ao longo do tempo. Confira a seguir uma comparação entre as palavras-chave “Cachorro” e “Gato“.

comparação no google trends

Como deu pra perceber na imagem, o volume de procura pela palavra “Cachorro” foi maior do que a procura pela palavra “Gato” dentro do buscador do Google no Brasil, nos últimos 12 meses. Lembrando que você pode comparar até cinco palavras-chave por vez.

Digamos que eu esteja montando um blog sobre animais, eu tenderia a adicionar a palavra “Cachorro” ao domínio e também de artigos dentro blog para aumentar as chances de atrair mais visitantes ao meu blog.

Portanto, se você deseja levar seu blog para um novo nível a aproveitar o potencial que o Google tem a oferecer em relação as visitas, recomendo que passe a utilizar ferramentas como o Google Trends no seu dia a dia, pois assim aumenta as chances de melhorar seu posicionamento nos resultados das buscas e consequentemente, aumentas as visitas.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Posts Recomendados

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *