Como Particionar um HD no Windows 7 e 8

partição do hd

Hoje precisei utilizar um HD antigo que eu tinha para armazenar alguns arquivos importantes, mas ao conectar no meu laptop descobri que eu havia particionado ele há alguns anos atrás. Bom, o fato é que precisei unificar as partições.

Antigamente no tempo do Windows XP eu utilizava alguns programas como o Partition Magic da Symantec que realizava bem o serviço, mas felizmente hoje em dia este tipo de programa não se faz mais necessário, pois as versões mais novas do Windows como o Windows 7 e 8 oferecem uma ferramenta muito parecida, que eu mesmo utilizei para unir as partições em meu HD velhinho e que vou explicar para quem mais precisar realizar o mesmo processo.

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o Gerenciador de Disco do Windows. Para fazer isso clique no botão “Iniciar” e na caixa de busca digite “diskmgmt.msc” e clique no item exibido para abrir o gerenciador.

disk mt

Atenção!

Se você estiver pensando em particionar o mesmo drive em que seu sistema operacional está instalado (na maioria dos casos é o drive C:) tenha muito cuidado para não fazer nada de errado. Também esteja ciente de que ao apagar uma partição, todo o conteúdo presente nela será excluído.

Criar uma nova partição

Para que seja possível criar uma nova partição em seu HD, é necessário que ele possua algum espaço não alocado, ou seja, que ele não esteja aparecendo no sistema de forma nenhuma.

Se você já tiver uma partição não alocada, pule para o próximo passo, caso contrário será então necessário que você libere espaço que esteja sendo utilizada por uma partição ativa. Para fazer isso clique com o botão direito do mouse na partição que deseja diminuir o tamanho e em seguida em “Diminuir Volume” como mostra a imagem a seguir.

diminuir volume

Em seguida especifique o espaço que deseja reduzir e clique no botão “Diminuir”.

diminuir volume f

Agora encontre o espaço não alocado, clique com o botão direito sobre ele e em seguida em “Novo volume simples”.

espaço não alocado2

O Assistente para novas partições simples será aberto. Clique no botão “Avançar” para dar início.

assistente para novas partições

Neste passo você pode especificar o espaço que deseja para a atual partição. Se não pretende criar uma nova partição, apenas clique em “Avançar”.

especificar volume da partição

No próximo passo o próprio assistente adicionará uma letra para a nova unidade, portanto não será necessário alterar nada. Clique em “Avançar”.

atribuir letra

O próximo passo é formatar a unidade. Você pode dar um nome específico para a nova partição nesse passo. Em seguida clique em “Avançar”.

formatar partição 2

No último passo o assistente mostrará as configurações que você escolheu. Certifique-se de que está tudo correto e clique em “Concluir” para finalizar.

concluir partição

Como unir duas ou mais partições em um HD

Se você deseja unir um HD que já esteja com duas ou mais partições, será necessário que você as exclua todas as partições antes. Para fazer isso clique na partição desejada com o botão direito do mouse e em seguida em “Excluir volume”. Repita o mesmo processo em todas as demais partições que deseja unir.

excluir partição

O assistente deverá mostrar então todo o espaço não alocado do HD. Agora é só você repetir o mesmo processo citado no passo anterior para criar uma nova partição com todo o espaço disponível no HD.

espaço livre

Gostou destas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *