Conteúdo de Qualidade é o mais Importante em SEO

Conteúdo de Qualidade é o mais Importante em SEO

A otimização das páginas e um site ou blog para alcançar melhores posições ou o tão desejado primeiro lugar nos resultados das buscas e uma técnica de divulgação praticada por muitos.

O Google e outros grandes buscadores utilizam um sistema inteligente de indexação das páginas dos sites e blogs na Internet, que organiza os resultados de acordo com sua relevância para um determinado grupo de palavras-chave. Ele faz isso para tentar oferecer as pessoas que utilizam os seu buscador apenas os resultados que sejam relevantes com o que a pessoa está procurando.

google bot indexador do Google

Como se sabe, o Google utiliza mais de 200 critérios para definir as posições que as paginas devem aparecer nos resultados das buscas para uma determinada palavra-chave ou grupo de palavras-chave, sendo que alguns critérios tem mais relevância do que os outros, como é o caso dos títulos das páginas que são importantíssimos para a otimização, pois é ele que define o conteúdo da página e também é ele que aparece nos resultados das buscas.

resultado da busca criar sites

Portanto, o título é algo que você deve prestar muita atenção quando estiver otimizando uma página, no entanto existe um outro fator que na minha opinião é o critério mais importante para que a página consiga uma boa posição, que é o conteúdo.

Ainda não tem um blog? Saiba como criar seu primeiro blog aqui.

Conteúdo de Qualidade

Como você já deve estar pensando, o conteúdo é o fator mais importante para a otimização de uma página, pois se ele for fraco ou desinteressante, dificilmente a página conseguirá uma boa posição nos resultados das buscas, porque o Google irá identificar que ele não é interessante para as pessoas e consequentemente não dará muita atenção a página.

Como Criar conteúdo de qualidade

Portanto, quando estiver criando o conteúdo de sua página, seja ele na forma de texto como este artigo, na forma de imagens ou vídeos, procure sempre criar o melhor material possível, ou seja, aquele tipo de material que satisfaça a curiosidade por informação que a pessoa procura.

A seguir vamos conferir algumas dicas para criar artigos em seu blog que realmente sejam interessantes para as pessoas.

Pesquise sobre o assunto

Se você não dominar 100% o assunto que deseja abordar em seu artigo, recomendo que faça pesquisas em artigos semelhantes publicados em outros sites. Repare que a ideia aqui não é a de copiar o conteúdo alheio, mas sim de ter novas ideias e assimilar coisas novas, para só então aplicar em seu artigo com a sua perspectiva.

Não erre no Português e preste atenção no seu público

erros de portuguêsNinguém é perfeito, o que inclui a minha pessoa que frequentemente cometo erros de Português nos meus textos, no entanto eu me esforço para corrigi-los da melhor forma possível, utilizando o meu conhecimento e também alguma ajuda de corretores instalados no meu próprio navegador ou de editores de textos como o Word.

Também recomendo que preste atenção no tipo de público que vai ler o conteúdo que você esta escrevendo. Você não deve escrever como se estivesse elaborando um artigo científico se o público que vai ler o seu material é mais jovem. O nível de complexidade acabará afastando os visitantes.

Quebre o gelo com imagens

As imagens tornam o texto mais interessante de ler e podem ajudar a expressar melhor a ideia que você tenta passar no texto. Outro fator importante sobre as imagens é que elas são indexadas no Google Imagens e podem trazer visitantes extras.

É como diz aquele velho ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Crie links internos e externos

As vezes o artigo não cobre todas as informações que são interessantes para o visitantes, sendo necessário apontar o caminho para que o visitante encontre o que procura. Nas páginas da Internet isso é feito na forma de links internos e externos.

Se você tiver artigos que complemente o conteúdo que está escrevendo, procure sempre adicionar links para estas páginas e o mesmo vale para artigos escritos em sites externos.

No caso dos links internos, isso ajuda a melhorar o tempo de permanência e também ajuda a melhorar o posicionamento das páginas, já que os links internos juntamente com as palavras-chave em que foram criados é uma forma do indexador do Google organizar o posicionamento das páginas nos resultados das buscas.

Deixe de molho

Uma técnica que eu utilizo frequentemente é a de escrever artigos com antecedência, o que me dá mais tempo para pensar em ideias para melhorar o conteúdo e melhorar sua qualidade.

Se você puder, eu recomendo que você também escreva dois ou mais artigos e deixe eles apenas salvos no seu blog. Isso ajudará a melhorar a qualidade e também servirá como uma forma de continuar publicando conteúdo, mesmo naqueles dias em que você não está a fim ou não tem tempo de escrever.

Se quiser se aprofundar mais em SEO, baixe o meu ebook “Guia de Otimização de Sites e blogs para o Google“.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Olá Celso. Como sempre suas postagens ajudam muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *