Dicas para ser um bom Empreendedor

emrpesario

Depois que virei empreendedor, percebi que a vida de quem pretende ser seu próprio patrão pode ser muito compensadora, no entanto não é nada fácil. O fato é que durante o percurso de administração da empresa, surgem muitos problemas que devem ser tratadas de acordo.

Além disso, exige um bom jogo de cintura para manter a equipe motivada, para que todo o sistema continue funcionando e gerando lucros. A seguir passo algumas dicas que aprendi na marra sobre como ser um melhor empreendedor e conduzir a empresa da melhor forma possível.

Não dê ouvidos a todos

Dependendo de como for a estrutura de sua empresa, sempre haverá pessoas atrás de você solicitando mudanças e melhorias. O problema é que nem sempre elas estão certas ou tem direitos, pois cada um quer ver o que é melhor para si, mas não enxerga a empresa como uma grande engrenagem que precisa estar alinhada para que tudo funcione perfeitamente.

Nestes casos eu costumo sim dar ouvidos as pessoas que fazem parte da equipe, no entanto eu não prometo que a mudança ocorrerá, muito menos dou um prazo para isso. É claro que se for uma coisa que realmente agregará valor a empresa ou melhorará os resultados, eu sempre procuro dar uma atenção maior.

Resolva os problemas, um por um

Por vezes você empreendedor se encontrará no meio de diversos problemas que podem ir se acumulando, como contas a pagar, mudanças a serem feitas, problemas burocráticos, atrasos com fornecedores e por aí vai, mas que muitas vezes podem ser solucionados facilmente, desde que você mantenha a calma.

É claro que não estou falando aqui de problemas financeiros, já que estes são mais complicados de se resolver, mas em outros casos, dependendo da forma que você os tratar, os problemas podem parecer pequenos ou grandes demais. O ideal é que você trate um problema por vez e que assim vá eliminando-os de sua lista até que não sinta mais o “aperto no peito” como é comum nestes casos.

As vezes quando pensamos demais nos problemas, acabamos criando outros ainda maiores.

Saiba lidar com os funcionários

empregado tristeNinguém gosta de ser tratado como lixo ou como um fantasma, portanto, a não ser que você tenha uma mega empresa e realmente (eu disse realmente) não tenha nenhum tempinho sobrando, procure tratar seus funcionários com cordialidade, cumprimentando, elogiando e até mesmo fazendo pequenas criticas quando necessário. As pessoas tendem a se sentirem melhor em ambientes em que os superiores os enxergam como pessoas e não como simples números para a empresa.

E se for para dar uma bronca, o ideal é que chame o funcionário em um local mais reservado (seu escritório por exemplo) e que explique a situação e peça que ele se ajuste as regras, mas nunca, eu disse nunca, dê um sermão na frente de outros funcionários e principalmente nunca dê um sermão na frente de clientes.

Nós em particular conseguimos algo que consideramos uma grande conquista e que deve ser buscado por todos empresários, que é o fato de que nossos funcionários literalmente vestem a camisa da empresa, sempre citando nas redes sociais ou com a logo da empresa quando tiram fotos. Posso afirmar que nós (os patrões) e os funcionários somos hoje uma grande família. A família CGP.

Lembre-se de que sai mais caro recrutar um novo funcionário (segundo as diversas pesquisas que eu já li sobre o assunto) do que tentar manter um bom funcionário que já esteja integrado ao funcionamento da empresa.

 Administre suas finanças

Outra coisa que tivemos problemas durante o percurso de nossa empresa foi em relação ao financeiro, onde estávamos gastando mais dinheiro do que ganhávamos e para piorar, não tínhamos mais dinheiro pessoal para investir na empresa. Analisamos a fundo para onde estava indo o dinheiro e fizemos alguns cortes que resolveram o problema.

Portanto, eu recomendo que você ou alguém de sua confiança fique encarregado de anotar as informações sobre entrada e saída de dinheiro, entre outras informações pertinentes para que no final do mês possa saber qual foi o lucro ou prejuízo da empresa.

 

Conclusões
Comandar uma empresa não é fácil, no entanto não é um bicho de sete cabeças, desde que é claro, você tenha as habilidades necessárias. Você só precisa arregaçar as mangas e cuidar para que as coisas não saiam do controle.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *