O que é um Domínio e onde Comprar o seu?

domínio de site e blog

Se você está pensando em colocar um projeto online, certamente vai precisar de um domínio ou subdomínio para que ele seja encontrado na Internet. Existem diversas formas de se comprar um domínio, o que pode ser diretamente com a empresa em que estiver criando o seu site ou mesmo em uma empresa a parte como é o caso do UOL Domínios ou o Namecheap.

Se você ainda não entende bem sobre o assunto, continue lendo este artigo em que eu tentarei explicar melhor e sanar todas as suas dúvidas. Fique a vontade para fazer perguntas nos comentários.

Mas o que é um domínio

Um domínio é o endereço pelo qual o projeto pode ser encontrado, como exemplo temos o meu blog que pode ser encontrado em www.celsolemes.com

Ao contrário do que muitos novatos pensam, todos os domínios personalizados como este são pagos e devem ser adquiridos em empresas especializadas. A compra do domínio é feita por um período mínimo de 12 meses e deve ser renovado por todo o tempo em que o proprietário quiser continuar com o domínio.

extensões de domínios

Caso ele não seja renovado, o domínio passa a exibir uma mensagem informando que o site não está mais disponível para ser acessado. Ele somente poderá ser recomprado por outra pessoa após 1 ano de vencido para evitar que outras pessoas se aproveitem do nome da empresa.

Existem diversas extensões de domínios e a cada dia novos estão aparecendo por aí. Os mais comuns são o .com e o .com.br, mas também podemos encontrar opções como .net, .info, .biz, .org, .me, .ws, .tv, .xxx e etc

Quem controla os domínios

Os domínios brasileiros são controlados pelo site Registro.br, já os domínios internacionais são controlados pelo órgão ICANN (the internet corporation for assigned names and numbers). Amobs determinam quais tipos de domínios podem ser criados, assim como quais empresas podem vendê-los.

O que é um subdomínio

Os subdomínios são comuns entre os usuários de serviços de criação de sites e vlogs como o Webnode ou Blogger, que oferecem endereços para os novos usuários como seusite.webnode.com ou seublog.blogspot.com

A diferença dos subdomínios é que eles não custam nada para a empresa que o oferece, mas ficam sempre atrelados ao domínio principal oferecido a empresa, ou seja, se você um dia quiser mudar seu site ou blog de lugar, terá problemas com perda de visitas, já que não será possível transferir o subdomínio para outra empresa de hospedagem ou de criação de sites e blogs.

Aqui mesmo no meu blog eu poderia criar subdomínios como contato.celsolemes.com ou blog.celsolemes.com caso eu ache necessário. Neste caso, a quantidade de subdomínios que eu posso criar só ficam limitados aos recursos que minha empresa de hospedagem oferece.

Comprar o domínio diretamente

Muitas empresas que oferecem serviços de hospedagem ou de criação de sites como o Webnode ou Blogspot oferecem o serviço de venda de domínios diretamente no painel de controle, o que torna mais fácil sua aquisição, além de evitar possíveis problemas com a configuração, pois dependendo do caso pode necessitar algum conhecimento prévio sobre como os domínios funcionam.

Para a maioria das pessoas eu recomendo esta opção, pois evita muita dor de cabeça.

Comprar em uma empresa de venda de domínios

Você também tem a opção de adquirir seus domínios em empresas especializadas como o UOL Domínios que atualmente cobra o valor de R$49,90 por ano. O problema é que este não é um valor muito em conta. Atualmente eu só estou adquirindo meus domínios na NameCheap que na minha opinião é uma das melhores empresas de venda de domínios.

Lembrando que se você optar por esta opção, será encarregado de realizar a configuração do DNS do domínio para que ele trabalhe em conjunto com o seu site. Se você estiver criando um site no Webnode por exemplo, poderá ter problemas pois a configuração é um pouco complexa.

Ainda não tem uma hospedagem para o seu site?

Se você ainda está procurando por um servidor de hospedagem para armazenar seus arquivos, recomendo que confira o site Melhor Hospedagem de Sites, que mostra avaliações sobre as melhores empresas de hospedagem de sites no Brasil.

Gostou destas dicas? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. Este não é um comentário básico mas sim uma pergunta. Estes mesmo domínios é vendido pelo Google? como no caso do NameCheap ! Eu trabalho com o Google , ou seja eu uso sempre o navegador Google chrome, neste caso se abrir um blogs eu poderia utilizar o domínios do google ? e quais seriam as vantagens do mesmo ?

    • Olá Carlos,
      O Google não está mais vendendo dominios. Recentemente eu criei um blog no Blogger e precisei comprar um domínio e recorri a Namecheap que funcionou e boa.
      Os domínios próprios tendem a dar mais credibilidade ao blog, o que pode gerar mais visitas a longo prazo.

      Abraço!

  2. Gostei da matéria, algo que tem incrementado o nosso conhecimento, Gostaria de mais matéria como essa. Convido você a visualizar o meu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *