Pare de Desperdiçar seu Tempo com Coisas Fúteis e Volte a Blogar

Blogueiro Produtivo

Para ter sucesso como blogueiro, o ideal é que você passe a maior parte do tempo em que estiver conectado a Internet, criando conteúdo de qualidade ou realizando tarefas que tragam resultados. Por isso é essencial que todo o nosso tempo disponível para blogar seja realmente utilizado em prol de nossos blogs e não em coisas fúteis como assistir a vídeos e participar de redes sociais.

O problema é que enquanto estamos conectados a Internet, existem muitas coisas legais que podem tirar nossa atenção e quando você se dá conta, aquele artigo que queria ter escrito ontem, acabou ficando para outro dia.

Se você também é assim, mas gostaria de ser mais produtivo, confira algumas técnicas que eu mesmo utilizo para trabalhar em coisas que me trazem melhores resultados.

Monitore suas ações

A grande maioria das pessoas que navegam na Internet fazem isso indiscriminadamente. Eu mesmo sou assim e tenho que ficar me monitorando para que eu não passe horas e horas fazendo coisas que não me trarão resultados nenhum.

Sempre que eu me pego vendo um vídeo ou navegando pelos milhares de coisas inúteis no Facebook, eu tento convencer meu cérebro de que é melhor eu desligar tudo e voltar ao trabalho.

Seja drástico

Uma atitude mais drástica poderia ser se desligar completamente da Internet enquanto estiver escrevendo seus artigos por um período de 1 ou duas horas antes de se conectar novamente. Você vai se surpreender sobre como você pode ser produtivo quando todas as distrações (pelo menos no computador) são desligadas.

Se você fizer isso, não poderá utilizar o editor de posts de seu blog, neste caso um bom programa para escrever seus artigos poderia ser o Word ou mesmo o BR Office que é totalmente gratuito.

Mas lembre-se de que estes programas sujam o código do texto se você o formatar, o que pode dar problema com o editor de texto do WordPress ou do Blogger quando o texto for transferido. Por isso p ideal é que você somente faça a formatação do texto no próprio editor do seu blog.

Junte suas ideias

Para aproveitar melhor o seu tempo disponível para blogar, você pode anotar ideias para novos artigos e até mesmo começar um rascunho anotando suas ideias sobre o assunto. Desta forma quando iniciar seu dia já saberá exatamente o que deve fazer.

Em meu computador eu tenho uma pasta chamada “Artigos” com dezenas de documentos contento pelo menos um título sobre o que eu pretendo escrever. As vezes quando eu acordo, a primeira coisa que eu faço é abrir esta pasta e terminar um dos posts, antes mesmo de fazer qualquer coisa no computador.

Escolha um local ou horário mais tranquilo

Para ser mais produtivo o ideal é que esteja em um local quieto, pois assim você consegue se concentrar melhor. Sei que a maioria dos blogueiros moram com família e que tem cães e gatos e que as vezes é impossível blogar por 20 minutos sem que alguém te chame.

Caso você não tenha como locomover seu computador para um local mais calmo, poderá conversar com a família e explicar que deseja ter aquele tempo para trabalhar em seu blog. Caso isto esteja fora de cogitação, poderá ainda mudar seus horários de blogar, acordando mais cedo ou indo dormir mais tarde em um horário em que todos na casa estão quietos.

Pare tudo se estiver com sono

Pelo menos comigo, quando estou com muito sono, eu paro de ser produtivo e fico fazendo coisas muitas vezes sem sentido e o pior de tudo é que eu não quero ir dormir. Quando eu chego a este nível eu tento me convencer de que não estou servindo para mais nada e vou dormir.

No dia seguinte estou com mais disposição para escrever meus artigos e fazer todo o trabalho que eu faço diariamente que garantem que meu “negócio” continue crescendo.

E você, tem mais dicas para ser produtivo? Deixe seu comentário.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. Muito bom artigo Celso,

    Eu acho que um dos problemas também é quando o blog começa a crescer, pois quando ele ainda tem pouquíssimas visitas a preocupação em fazer dar certo é maior e consequentemente a dedicação, mas a medida que o blog vai crescendo o perigo é achar que já está tudo encaminhado e começar a relaxar.

  2. gostei muito do teu comentário, vai servir muito para mim porque eu penso em começar a escrever no meu blogue, tenho boas idéias e tudo mais mas quando estou na frente do computador ligo entro na internet perco tudo em redes sociais!!!

  3. Agradeço pelas dicas, mas não gostei onde falou que estar em redes sociais e assistir videos seria coisas fúteis. Depende do que estou fazendo nas redes sociais ou que tido de videos estou assistindo. Creio que mesmo assistindo videos e estar em redes sociais posso produzir, aliás há tanta inspiração em redes sociais, conversas que podem gerar artigos, os profissionais de marketing que o digam ao pesquisar tendencias nas redes sociais. E, sobre os videos creio que nao vale comentar, os cursos sobre programacao e tantas coisas mais sao em videos mas voltado para aprendizagem… nao generalizar seria a palavra correta. voce pode perceber isso facilmente em sua fã page. as pessoas jamais curtiriam se nao estivessem nela ou pelo menos conectadas à rede.

    • Olá Isaias,
      Pelo menos para mim, a maior parte do tempo que eu passo no Facebook é perdida.
      É claro que eu também encontro muita inspiração nesses lugares, mas dificilmente eu arrumo tempo para passar tudo isso para o texto.
      Parabéns se você consegue.

      Abraço!

  4. Sou blogueiro iniciante. Moro em São Luís-MA. Como blogueiros, temos que assumir essa verdade Celso. Muitas vezes perdemos o foco naquilo temos que fazer e acabamos realizando coisas supérfluas, que não trazem resultados positivos. A questão é cultivar disciplina e focar no objetivo central de nossa ação: Postar conteúdo de qualidade para os leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *