Plataforma de Criação de Blogs WordPress

logo wordpress

O WordPress é uma plataforma gratuita voltada para a criação de blogs que é oferecido em duas versões, uma delas já vem pronta para ser trabalhado no endereço https://br.wordpress.com/ e a outra versão que pode ser adquirida no endereço https://br.wordpress.org/ que é um pacote que pode ser instalado em servidores apropriados.

Ambos oferecem vantagens e desvantagens que devem ser levados e consideração na hora de criar um blog. Vamos ver um pouco sobre eles.

Conheça também a plataforma de criação de blogs Blogger.

WordPress.com

Blogs criados no WordPress.com somente necessitam de criar uma conta para começar a trabalhar com o blog. Você só vai precisar pagar alguma coisa se quiser ter um domínio personalizado para o seu blog.

O problema do WordPress.com é que existem algumas limitações que podem ou não ser um problema para alguns usuários, como a impossibilidade de instalar novos templates e plugins, além de não ser permitido a monetização das páginas com programas de afiliados.

Portanto, para quem deseja criar um blog profissional ou mesmo para quem deseja Ganhar Dinheiro com o blog, esta opção não é a mais recomendada.

WordPress.org

Nesta versão o WordPress é distribuído um pacote de instalação, que pode ser instalado em um servidor de hospedagem apropriado. O próprio blog Celso Lemes foi desenvolvido utilizando esta versão.

A vantagem desta opção é que você tem total liberdade para customizar a aparência, instalar novos templates e plugins e principalmente para monetizar o blog da forma que quiser.

Mas como nem tudo são rosas, nesta opção é que é necessário investir em uma hospedagem para publicar o blog, além de ser necessário cuidar da manutenção periódica.

Esta versão é recomendado para quem deseja ter total controle sobre o blog e principalmente para quem deseja Ganhar Dinheiro escrevendo.

Painel de controle

No WordPress tudo no blog pode ser feito através de um painel de controle online, onde é possível criar e editar as páginas, configurar a aparência, escrever o conteúdo, entre outros. Esse painel pode ser acessado de qualquer computador conectado a Internet, sem a necessidade de nenhuma ferramenta especial.

Muito mais que um blog

Apesar de ser voltada para blogs, o WordPress também pode ser transformado em sites, classificados, fóruns de discussão e até loja virtual com a ajuda de plugins e templates especiais. Estes plugins e templates estão disponíveis gratuitamente na maioria dos casos.

Lembrando que dependendo do que você pretende fazer pode ser necessário ter algum conhecimento sobre o que se pretende fazer.

Gostou destas dicas? Já experimentou o WordPress? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou sugestão.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *