Sabe como Criar um Site ou Blog .Com ou .Com.br?

criar um dominio para site

Sim, a pergunta do título desta página parece besta, mas na verdade é feita por muitas pessoas que ainda não entendem nada sobre o que é necessário para um site funcionar. Já vi pessoas dizendo que não entendiam porque seu site não estava no ar depois de comprarem seus domínios. Mas e a hospedagem, cadê?

Para ter um site acessível na Internet com um domínio personalizado como seusite.com ou seusite.com.br, basicamente são necessárias três coisas, um domínio personalizado, hospedagem caso seja necessário e uma forma de desenvolver o site.

Se você anda se perguntando “Poncovo?”, “Doncovim?” ou “Que raios é esse tal de dabriu dabriu dabriu pontocom?”, continue lendo este artigo no qual eu teno explicar um pouco sobre cada um e porque você precisa deles.

Domínio

Todos os domínios personalizados são pagos, isso quer dizer que não adianta procurar pela internet por domínios grátis, que o máximo que você vai achar são subdomínios do tipo seusite.sitedaempresa.com

Você pode comprar seu domínio personalizado junto a própria empresa em que está desenvolvendo seu website caso ela ofereça esta opção ou então em uma empresa de venda de domínios, como é o caso do UOL Domínios que cobra apenas R$14,90 por ano.

Ps. Não recomendo a hospedagem do UOL, tem muitas pessoas reclamando deles nesse ponto.

WWW - Under Construction

A vantagem de comprar seu domínio diretamente com a empresa que fornece o serviço, é que ele será configurado automaticamente pelo pessoal da empresa, mas caso decida comprar seu domínio em uma empresa de venda de domínios, terá que fazer a configuração do DNS você mesmo.

Para quem não entende nada sobre isso ou não quer se preocupar com a configuração do domínio, a melhor opção e comprar o domínio com a mesma empresa em que está criando o site, mas caso tenha um pouco de paciência, poderá economizar algum dinheiro, já que estas empresas costuma cobrar mais caro do que as empresas de venda de domínios.

Hospedagem

A hospedagem é necessária para publicar todos os arquivos do site. Imagine que o domínio é o endereço de uma casa e que a hospedagem seja o terreno. Você não conseguiria encontrar uma casa sem saber a URL o endereço dela, assim como não encontraria a casa se não tivesse uma hospedagem terreno onde ela pudesse ser construída. Ambos andam juntos, lado a lado.

Existem muitas empresas que oferecem o serviço de venda de hospedagem, que dependendo do caso pode sair por preços bem em conta na casa dos R$10 por mês. Boas opções seriam a Hostgator e Zooming.

Mas repare que alguns serviços de criação de sites oferecem a hospedagem junto com o pacote, como é o caso dos construtores de sites (falarei sobre eles abaixo). Caso opte por utilizar estes serviços, poderá criar seu site gratuitamente. Caso precise de um domínio, poderá contratar diretamente com a empresa escolhida.

Programa ou serviço de criação de sites

Agora que você entendeu porque você precisa de um domínio e de uma hospedagem para publicar seu site, chegou a hora de entender como você pode desenvolver seu site para que os internautas possam acessá-lo.

Você pode optar por programas que permitem a criação de sites como é o caso do DreamWeaver e WebAcappella que são ótimos, mas caso procure algo mais simples e prático pára desenvolver seu website, eu recomendo que utilize serviços que permitam criar seu site e já publicar de forma automática, já que assim você não precisará aprender tanto sobre publicação de arquivos, domínios, FTP, DNS e etc.

Boas opções não faltam como é o caso do Wix, Webnode e Webmium que são construtores de sites ou então de empresas como a Hostgator e Zooming que oferecem um construtor de sites junto com o pacote (seu uso é opcional).

Lembrando que cada um deles oferecem vantagens e desvantagens, que devem ser avaliadas na hora de escolher a melhor opção para você. O DreamWeaver por exemplo permite criar sites muito complexos, mas exige um bom conhecimento para utilizar o programa, já o Web Acappella é bem mais fácil de mexer, no entanto tem muitas limitações que podem atrapalhar o desenvolvimento do site da maneira que você deseja.

Já os construtores de sites são mais fáceis de trabalhar, não requerem o uso de nenhum programa além de seu navegador de Internet e muito menos de hospedagem pois o site é publicado dentro dos servidores da própria empresa que oferece o serviço, no entanto, também impõem limitações que podem ser um problema para o crescimento de seu site caso necessite de algo mais complexo no futuro.

Para complementar esta leitura, recomendo a leia o artigo “De que maneira você deseja criar seu site?“.

Conclusão
Este é apenas um resumo sobre o que é necessário para criar um site. Na verdade existem muito mais detalhes e opções que não poderiam ser explicadas aqui neste artigo (teria que escrever um livro). Se você quer mesmo criar um site, recomendo que passe um tempo lendo alguns artigos sobre este assunto para entender as possibilidades, as limitações e as habilidades necessárias para trabalhar com cada uma das opções, até que chegue a fórmula ideal para você.

Gostou deste artigo? Então deixe um comentário aqui em baixo e não se esqueça de divulgar nas redes sociais.

Sobre Celso Lemes

Blogueiro em tempo integral, faço da arte de escrever a minha profissão. Sem medo de errar, aprendendo a cada dia. Frase preferida? Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez. Quer aprender como realmente ganhar dinheiro pela Internet? Então continue lendo meus artigos.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *